Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249
Compartilhe esta página
| Título: | Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração) : uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau |
| Autor(es): | SOUZA, Gleyson Bernardes de |
| Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Ensino – Metodologia; Liberdade; Coração; Educação natural |
| Data do documento: | 8-Mar-2021 |
| Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citação: | SOUZA, Gleyson Bernardes de. Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração): uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
| Abstract: | Este estudo pretende traçar uma metodologia educacional com base na educação natural, a liberdade e o coração, através de uma análise interventiva do - Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie‖, obra de Rousseau - não abrindo mão do auxílio de outras obras de sua autoria ou de autores que contribuam com o tema. Dentro dos livros analisados encontraremos a filosofia natural de Rousseau e demarcaremos a metodologia educacional rousseauniana constante no Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie, compreendendo no que consiste o estado natural do homem e a educação do coração. Identificando e descrevendo relações entre o sistema filosófico de Rousseau e uma prática educativa efetiva, pelas bases dadas no Projeto. Por fim, elucidando e propondo, primordialmente, através dos conceitos e reflexões de Rousseau, uma estrutura educativa natural, teórico-prática, aplicável. Aplicando, em sala de aula, a metodologia educacional resultante da pesquisa e avaliando os resultados através do Estudo de Caso - metodologia científica de pesquisa considerada como análise qualitativa, a qual favorece as inovações das pesquisas, pois não se baseia em pressupostos estritamente históricos ou preestabelecidos, mas na possibilidade de análise dos resultados de uma investigação por seus critérios internos. |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO Gleyson Bernardes de Souza.pdf | 827,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

